Estava dando uma olhada em alguns blogs por ai e percebi como tem gente pronta para reclamar neste mundo!
Em nossa profissão então...! Nem se fala.
O mais interessante é que também somos detentores do parecer negativo: não temos culpa alguma nisso tudo, pois fazemos nosso trabalho conforme devemos.
Eu acho que um cliente satisfeito acontece de vez em quando e não nos damos nem conta disso, porque se ele não compra é ponto final em nosso trabalho e imediatamente partirmos para o seguinte sem fazermos uma avaliação do processo.
Em inúmeras palestras que assisti até hoje, somos incentivados a fazer valer o que merece esta nossa profissão e, concordo com este item.
Porém, percebo que para sabermos utilizar corretamente este "ítem" é preciso que aprendamos a avaliar nossa conduta profissional em todas as circunstâncias. Afinal, se vendemos somos imediatamente invadidos pelo sentimento do orgulho e acabamos também deixando de lado uma avaliação coerente.
E eu adoraria ler um blog de cliente satisfeito, onde teria críticas construtivas e elogios satisfatórios, uau...Seria o máximo!
Mas, antes desta suposta utopia faz-se necessário que façamos valer nossa profissão verdadeiramente.
Faça seu atendimento de acordo com o que imagina ser o melhor que pode fazer e depois apresente a este cliente, compre ele ou não, uma oportunidade de avaliar seu trabalho.
Se você, por ventura for o comandante do barco, ou seja aquele que leva a equipe, lidere seus coordenados ouvindo-os sobre seu trabalho.
Já vi situações onde o vendendor até que consegue realizar bem sua tarefa e quando entra o gerente fica um grande ponto de interrogação porque neste momento o líder por assim se intitular não crê ter necessidade desta conduta, afinal a ele foi dado o cargo por merecer e ter capacitação.
Saber a opinião daqueles que se relacionam conosco é fundamental para que consigamos liderar a nós mesmos, nossa grande dificuldade, certamente.
Liderar em qualquer campo começa pela auto liderança e se estende para clientes, colegas, equipes, vida enfim.
Ouvir é a maior arma de quem lidera. Ouvir e refletir é maior técnica que um vendendor coloca em prática. Ouvir, refletir e mudar é a chave de qualquer comportamento verdadeiramente profissional.
Quer um blog que elogie seu trabalho? Quer elogios de seus clientes? Já imaginou que delícia?
Ouça, avalie, mude! A profissão de corretor, agradece!
.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aqui você comenta os textos, sugere temas e deixa seu recado. Tá valendo.