Dicas, textos, histórias, detalhes, escrevendo pra você consultor imibiliário, para você cliente especial, para você pensador como eu e seus agregados!
Minha lista de blogs
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Trabalho voluntário!
Foi um final de semana dos mais cansativos fisicamente, sem dúvida, mas também e principalmente um final de semana dos mais gratificantes emocional e espiritualmente, sem dúvida!
Exerço esta prática desde... desde...?! Desde que me recordo ou seja desde sempre, afinal o outro é para mim sinônimo do meu eu e por mim preciso fazer tanto... ó céus!
Esta festa de rua onde nos transformamos em "cozinheiros, faxineiros, copeiros, e tudo o mais" nos faz viver momentos de aprendizado bastante interessantes.
Aprendemos que:
Para ser gente não basta ter comida na mesa, teto na cabeça e médico pra doença. É preciso antes de tudo ser amado como irmão, desejado como amigo e querido como filho!
Para ser senhor de sua vida não basta ter trabalho digno, respeito adquirido, dinheiro na carteira e no banco. É preciso ser olhado como ser humano, admirado como único e saber viver consigo próprio antes de tudo.
Para ser um pouco melhor do que ontem, um tantinho mais digno do que a pouco e merecedores de algo divino não basta exercer um trabalho voluntário aparente.
É preciso ser paciente, observador, coerente. A fala deve transbordar seu coração. A emoção deve brotar seu pensamento. A dedicação deve inspirar seu irmão.
Nestes poucos momentos em que podemos nos dedicar a alguém devemos estar conscientes que, o primeiro a ser ajudado somos nós mesmos, e então partir para prática.
Não prática de "carteirinha", aquela que já vem com todas as respostas prontas, todo o saber e conhecer concluído, mas sim uma prática espontânea, que nos leva a silenciar para aprender antes de querer ensinar.
O humano se faz visível nesta hora bonita em que nos dispomos a ajudar e isso colabora na compreensão de que o exercício deste aprendizado é contínuo e necessário.
Afinal, como em qualquer outro trabalho, também este, o voluntário, tem pelo menos três fases: início, meio e fim.
Se no início estamos eufóricos com a possibilidade de poder trabalhar e no fim estamos satisfeitos com o dever cumprido, faz-se necesário cuidar carinhosamente do meio onde o humano se faz mais presente, mostrando facetas que muitas vezes não são as mais agradáveis, e que certamente podem ser alteradas através da perseverança em trabalhos tão bonitos como este do qual participei neste final de semana e aquele que você ai do outro lado faz também!
Começo minha semana refeita e abastecida por esta prática envolvente e transformadora.
Uma boa semana pra você também!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cristina
ResponderExcluirSalve Maria!
Concordo plenamente com você. Quando somos convidados a participar de algum trabalho voluntário, ficamos realmente eufóricos e pensamos em realizar as coisas com perfeição.Este ano participamos de 5 ECC, 2ª Etapa N.S.P.Socorro,1ª Etapa e 1º Encontro N.S.das Graças,3º ECC N.S.Auxiliadora, 2ª Etapa Calvário e o 170º ECC Santa Teresa de Jesus e ontem Festas dos Povos. A gente sente cansaço , mas é gratificante.Acabamos nos esquecemos um pouco dos nosssos problemas. Achei muito bom este final de semana. Desejo também uma boa semana pra você e os seus.
Pax Tecum
Edward
Oi Cris.
ResponderExcluirMuito legal. Queria ter participado, mas você sabe porque não fui. Falei para a Regina que se fosse não ia conseguir ficar sem fazer nada, então me preservei e não fui. Não posso fazer nenhum esforço até dezembro.
Bjs, Angelo.