Minha lista de blogs

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Dia do Corretor/Consultor Imobiliário

Um cliente me perguntou outro dia:
- Como você se apresenta, corretora ou consultora imobiliária?

Nossa conversa a partir dai foi muito interessante, tanto para ele com pra mim.

Tem ocasiões em que uma pequena palavra faz grande diferença no resultado final, outras vezes uma frase bem construída adianta a solução que necessitamos, em certas ocasiões o silêncio é a melhor arma, mas até no silêncio encontramos "palavras" que transmitem o significado daquela ação.

Nesta ocasião a palavra transformada em pergunta me fez refletir bastante sobre como me apresento aos meus clientes, aos meus amigos e familiares, ao mundo.

Tem gente que é corretor desde sempre, tem gente que se tornou corretor por opção, tem outras pessoas que só tiveram este ato com solução. E para cada um a apresentação de sua profissão, de sua pessoa se dá de uma forma. E estará certo ser assim?

Tem consultor que chegou ao mercado por agora quando esta palavra passou a traduzir o significado daquilo que fazem as pessoas que são consultadas sobre determinados assuntos e, podem com seu conhecimento aconselhar os que a procuram.

Para cada uma destas palavras: corretor e consultor encontraremos uma definição em nossos dicionários, e se formos policamente corretos entenderemos que uma pode completar a outra e por isso nos dias atuais temos aqueles que preferem ser denominados corretores e aqueles que escolhem serem chamados de consultores.

Mas, toda esta divagação foi objeto da minha conversa com este cliente. Enquanto eu e ele nos detinhamos nesta troca de informações literárias, uma luz curiosa se acendeu em meu íntimo.

Recetemente passei por uma experiência ingrata neste meio tão absurdamente envolvente que é o de corretores/consultores imobiliários.

Na sequência dos acontecimentos fiquei em grande dúvida quanto a permanecer nesta profissão que escolhi e que me escolheu.

Um período excelente para reflexão se apresenta quando somos pegos de surpresa com fatos que sequer passavam por nossa mente aconteceriam.

E voltei meu pensamento para aquela deliciosa conversa com o cliente. Ao final do diálogo eu estava bastante satisfeita porque havia concluído junto a ele que não há importância sobre como me apresento, se corretora, se consultora, pois meu maior e melhor prazer está em bem atender.

Puxa, como escutamos essa máxima no meio em que se lida com vendas!

Confesso que tem horas que isso até irrita, porque nem sempre seu maravilhoso atendimento lhe confere a finalização desejada, já que um dos objetivos diz respeito ao seu pão de cada dia.

Nos últimos anos tenho feito minha homenagem a todos nós corretores/consultores com meus textos e não será diferente neste próximo dia 27 de agosto.

Neste dia dedicado a nós que, ora nos encontramos completamente eufóricos com uma venda muito trabalhada e esperada, ora nos vemos as voltas com aquela que caiu depois de praticamente tudo acertado, minha homenagem vem em forma de agradecimento por ter permitido este momento especial de meditação que me levou a uma conclusão bem mais interessante e que descrevo abaixo:

Sou Corretora Imobiliária e semelhante a um carteiro envio informações essenciais aos que me procuram!

Sou Corretora Imobiliária e da mesma forma que um bombeiro apago o fogo da ansiedade daqueles que vem em busca de ajuda e precism de reflexão para a decisão.

Sou Corretora Imobiliária e assim como a faxineira varre o chão das impurezas do ar, limpo o caminho que o cliente tem que percorrer entre seu desejo e sua conquista.

Sou Consultora Imobiliária igual a psicologa que indica o caminho com técnica e perseverança diante da insegurança e desconhecimento do cliente.

Sou Consultora Imobiliária como uma engenheira que traça e dirige trabalhos complicados, levando os clientes as descomplicações eficientes.

Sou Consultora Imobiliária tal qual o arquiteto que projeta a obra vislumbrando a felicidade de quem vai comprá-la.

Sou Corretora/Consultora Imobiliária assim como você, meu colega, pois busco a excelência em nossas relações transformando nossa profissão em um caminhar digno, repleto de sabedoria e decência.

A nós que exercemos esta profissão com grandeza e pureza de alma um tratamento nobre, que traduzo respondendo ao que lá em cima, meu cliente perguntou:

- Como você se apresenta, corretora ou consultora imobiliária?
- Sou Corretora/Consultora Imobiliária com C maiúsculo!

Parabéns a nós por nosso dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você comenta os textos, sugere temas e deixa seu recado. Tá valendo.